O Curso de Matemática Industrial
Utilizar a matemática para resolver problemas que surgem nas mais diversas organizações, como indústrias, empresas, setores governamentais etc, é uma das atribuições do matemático industrial.
Estamos vivendo em uma época onde as transformações científicas e tecnológicas estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Estima-se que muitas das profissões atuais deixarão de existir e, obviamente, surgirão outras profissões mais sofisticadas, no sentido de utilizar ferramentas lógico-matemáticas e computacionais para resolver os diversos tipos de problemas na sociedade. A matemática industrial está inserida nesse processo.
Imagina o desenvolvimento de um novo produto ou um serviço dentro de uma organização, por exemplo, uma empresa. O matemático industrial pode atuar desde a elaboração desse produto ou serviço, através da análise de recursos e custos até o planejamento da produção, da logística e da distribuição. Ele pode ainda definir a melhor alocação de recursos humanos dentro de uma organização, determinar planos de atendimentos a clientes e trabalhar em prol da maximização dos lucros e minimização das despesas. Todas essas coisas o matemático industrial é capaz de fazer, usando técnicas e modelos de otimização e pesquisa operacional.
O matemático industrial é capacitado para buscar soluções de forma eficiente e segura, auxiliando diferentes campos do conhecimento. O escopo de atuação é amplo. Por exemplo, ele pode atuar até mesmo na biomatemática, analisando dispersões de doenças e ajudando na definição de políticas públicas de vacinação, em casos de epidemia. Pode atuar também no mercado financeiro e na área de ensino como professor universitário.
Um outro campo de atuação do matemático industrial é a pesquisa científica em institutos/laboratórios de pesquisa e universidades. Para isso ele deve continuar seus estudos de pós-graduação no nível de mestrado e doutorado. Em geral, os estudantes do curso de matemática industrial não têm dificuldades em prosseguir seus estudos, sendo aprovados nas melhores universidades e institutos de pesquisas do país. Os seis primeiros matemáticos industriais formados pela UFES estão fazendo mestrado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade de São Paulo (USP, São Carlos), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
O curso de matemática industrial da UFES em São Mateus tem duração de 04 anos. São ofertadasa 50 vagas anualmente.
O que você precisa para fazer um curso de matemática industrial? Gostar de lógica e matemática!